Verbete organizado
por:

Zahidé L. Muzart

 



Maria Carolina Corcoroca de Sousa


Vida:


Maria Carolina Corcoroca de Sousa (Florianópolis 12/04/1856 - 1910), filha de Joaquim José de Sousa Corcoroca e de Maria

Angélica de Sousa Corcoroca, casou-se e teve dois filhos com o pernambucano José Brasilício de Sousa. José Basilício foi astrônomo, professor, poeta, musicista - tendo composto, entre outros, o hino do Estado de Santa Catarina - e também proprietáriao do jornal Sul-Americano, de setembro de 1900 a agosto de 1902. O casal parece ter tido importante lugar na vida cultural da sociedade florianopolitana, para a qual oferecia saraus em que poetas e músicos apresentavam-se e discutiam sobre as artes.

Da obra de Maria Carolina Corcoroca de Sousa, nada foi editado em livro, mas ela deixou muitos dispersos nas páginas do jornal Sul-Americano, donde foram coletados 58 poemas, a maioria glosas a motes que ela escreveu sob o pseudônimo "Semíramis". São versos de um poeta a outro, charadas e logogrifos - dedicados a Brasília Silva, por exemplo, pseudônimo da poetisa Delminda Silveira e a Simonides, que parece ter sido o poeta Firmino Costa, amigo do casal -, nos quais refletiu sobre a questão dos direitos da mulher, a educação e a relação entre o sexo e o direito de escrever e publicar.