Verbete organizado
por:

Constância Lima Duarte e Diva Cunha

 



Maria do Socorro Trindad


Vida:

A jornalista e escritora Maria do Socorro Trindad de Oliveira nasceu no município de Nísia Floresta (RN), em 18 de outubro de 1950. Iniciou o Curso de Comunicação em Fortaleza, mas diplomou-se em 1976 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para onde se havia transferido. No Rio, participou da movimentação intelectual da época, editando o Suplemento Literário da Tribuna da Imprensa, entre 1973 e 1975 e coordenando o Setor de Literatura do Museu de Arte Moderna, onde criou o Laboratório de Criatividade. Voltou para Natal, no início da década de 80, ingressou na UFRN.

Predomina, no conjunto de sua obra, a ficção e o ensaio, embora escreva, esporadicamente, alguns versos. O primeiro livro, Olhos do lixo, publicado em Fortaleza, teve boa acolhida da crítica nacional, assim como seus demais livros, principalmente Cada cabeça uma sentença, de 1978, e Uma arma para Maria, de 1982, onde a escritora envereda pelos domínios da poesia. Entre os ensaios, destaca-se Feminino feminino, que trata da conterrânea Nísia Floresta.

Socorro Trindad colabora regularmente na imprensa do Rio de Janeiro, do Ceará, de São Paulo, de Minas Gerais, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e integra algumas antologias do país.